Auto Esporte/PCS
ImprimirA Fiat Chrysler (FCA) anunciou nesta sexta-feira (12) um recall de 1,2 milhão de picapes Ram no mundo inteiro por causa de uma falha de software, que pode estar relacionada a uma morte e ferimentos em outras 2 pessoas em acidentes.
O problema foi encontrado nos modelos Ram 1500 e 2500, anos 2013 a 2016, e Ram 3500, ano 2014 a 2016. O Brasil recebeu unidades da Ram 2500, mas a fabricante está analisando o caso para verificar se há veículos afetados.
Os Estados Unidos concentram a maior parte do recall, com cerca de 1 milhão de picapes. Outros 216 mil estão no Canadá, e 21 mil no México. A FCA informou que mais 21 mil unidades com a falha rodam em outros países pelo mundo.
Riscos
De acordo com a fabricante, os airbags laterais e os pré-tensionadores do cinto de segurança podem não agir em em caso de acidente com impacto no assoalho, quando o veículo passa por cima de alguma coisa na pista e perde o controle, por exemplo.
Isso acontece porque nestes casos o sistema pode entender que houve uma falha nos sensores embaixo do veículo. Quando um sensor falha, o software não permite que os airbags e os pré-tensionadores entrem em ação sem necessidade.
Quando há o erro, uma luz de alerta deve aparecer no painel de instrumentos. O problema pode ser resolvido desligando e ligando o carro, mas a FCA vai corrigir o funcionamento incorreto das picapes em um recall, que deve começar em junho nos EUA.
O departamento de segurança viária dos EUA começou a investigar as picapes em dezembro, depois de um acidente com uma Ram 1500, no qual os airbags laterais não abriram durante um capotamento.