CG News/AB
ImprimirO governador Reinaldo Azambuja (PSDB) aguarda o próximo dia 15 para começar a cobrar de proprietários de carros com mais de cinco anos a inspeção veicular. Na data, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deve anunciar a regulamentação da cobrança.
“O ministro das Cidades Gilberto Kassab me informou que o Contran deve regulamentar a inspeção veicular dia 15. Vamos aguardar a decisão”, disse o governador.
Segundo ele, o ministro informou que o Contran tem interesse em resolver o impasse, já que outros estados já cobram a taxa, mesmo sem a regulamentação. É o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro.
Aprovada no fim do mandato do ex-governador André Puccinelli (PMDB), a nova taxa virou polêmica em Mato Grosso do Sul. Deputados chegaram a apresentar projeto para derrubar a cobrança, mas, na hora da votação, só seis foram favoráveis ao corte. Agora, alguns parlamentares cogitam recorrer à Justiça.
Pressionado, o governador encaminhou à Assembleia Legislativa projeto que reduz em 20% a cobrança, que hoje varia de R$ 103 a R$ 120.