Carpress/PCS
ImprimirForam mais de 300 quilômetros em que a grande diversão foi testar os recursos autônomos do bólido. Eis que a sétima geração do Série 5 chega às concessionárias BMW antecipando o futuro da mobilidade.
O Carpress avaliou o modelo na versão 540i M Sport (R$ 399.950), que chega ao lado da 530i M Sport (R$ 314.950) disposta a fazer história. Simplesmente porque o habitual é publicarmos um “impressões ao dirigir”. Mas, no caso, mais parece um “impressões ao ser dirigido” – sim, assim, na voz passiva.
Diz a BMW que o carro ficou mais esportivo, luxuoso e eficiente. Diria mais: ficou mais dócil. Ou melhor, menos “nervosinho” (seria a idade?). Os novos motores do Série 5 são da família BMW TwinPower Turbo. No Brasil, estão disponíveis para o Série 5 duas motorizações a gasolina, que atuam com uma transmissão automática de oito velocidades e tração traseira.
Na versão avaliada – 540i –, o motor é 3.0 de seis cilindros em linha e 340 cv de potência, que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Na versão, digamos, mais modesta, o motor é 2.0 de quatro cilindros em linha que entrega 252 cv (0 a 100 km/h em 6,2 segundos). Nas duas versões a velocidade máxima é de 250 km/h.
O 530i M Sport traz design M Sport, rodas de liga leve M Doublespoke aro 18 e faróis full-LED, Multifunctional Display em tela de 13,3 polegadas e preparação para Apple CarPlay via wireless.
Outros equipamentos dessa versão são bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória, ar-condicionado automático digital, iluminação ambiente interna, serviços ConnectedDrive, sistema de Navegação Professional com informações do trânsito em tempo real, teto solar elétrico em cristal, transmissão automática esportiva com shift paddle (borboletas atrás do volante para troca de marcha), Comfort Access (abertura e fechamento automático das portas) e novo Parking Assistant, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. É tanta coisa que, infelizmente, no test-drive promovido pela BMW não foi possível testar tudo – vide o Parking Assistant...
A versão top de linha 540i M Sport acrescenta rodas de liga leve M Double-spoke aro 19, faróis Full-LED adaptativos, sistema de som Surround 7.1 Harman Kardon, novos Driving e Parking Assistant Plus, Head-up Display e Night Vision com reconhecimento de pedestres, entre outros itens.
O Série 5 é o sedã executivo mais vendido do mundo desde 1972. Produzido em Dingolfing (Alemanha), atingiu a marca de 7,6 milhões de unidades vendidas nas seis gerações anteriores. “A sétima geração do BMW Série 5 representa o que a marca vislumbra para o futuro em questão de conectividade, tecnologia e direção autônoma”, diz Helder Boavida, presidente e CEO do BMW Group Brasil.
“Queremos liderar essa corrida tecnológica com produtos que unem apelo emocional e forte interação entre máquina e motorista. Não tenho dúvidas de que o novo BMW Série 5 é o carro ideal para apresentar dispositivos inéditos e estabelecer novos padrões tecnológicos para o segmento. Por isso que ele é referência mundial de sedã executivo.”
Todo redesenhado, o modelo ganhou novos para-choques, luzes de neblina em LED e faróis em LED integrados ao duplo rim frontal (característico da BMW), que cresceu e agregou uma câmera central para auxiliar na hora de estacionar e evitar colisões. A grade frontal traz ainda o sistema Active Air Stream, que controla a abertura e fechamento dos defletores de ar para melhorar a aerodinâmica e reduzir as emissões de CO2.
Foi redesenhado ainda na traseira, com direito a lanternas mais longas em full LED e escapamento duplo. O pacote aerodinâmico M Sport apimenta o visual do sedã executivo, adicionando saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro e acabamento externo Individual High-gloss Shadow Line. Mede 4,93 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,47 m de altura e 2,97 m de entre-eixos. São 530 litros de porta-malas.
Dirigi-lo ficou mais prazeroso nessa nova geração. Entre os sistemas de assistência, estão o novo Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo, que mantém distância segura em relação aos veículos à frente, e o sistema auxiliar de direção e de pista, que mantém o carro na trajetória em velocidades até 210 km/h, orientando-se tanto pelo veículo à frente como pelar marcações e faixas na pista. Em velocidades entre 30 e 70 km/h o sistema permite correções de rota sem as mãos no volante.
Há cinco opções de cores externas – preto Carbono, preto Safira, cinza Sophisto, branco Alpino e azul Mediterrâneo e Bluestone – e quatro opções de revestimento interno de couro – Dakota Preto, Dakota Preto com Costura Azul, Dakota Cognac e Dakota Night Blue.