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ImprimirGoste ou não, os SUVs vieram para ficar. Cada vez mais fabricantes apostam em modelos com esta carroceria, não só no Brasil como em todo o mundo. Por aqui, ainda temos várias novidades que chegarão ao mercado neste ano, muitas delas na segunda metade de 2017. Teremos desde modelos pequenos e baratos como o JAC T40 até opções de luxo como o Range Rover Velar.
Na lista estão apenas os SUVs que realmente chegarão no 2º semestre de 2017 – ou seja, a partir de 1º de julho. Embora faltem apenas 51 dias para o fim da primeira metade do ano, algumas marcas ainda planejam lançamentos até o final de junho, como o Chery Tiggo 2, Lifan X60 reestilizado e com caixa CVT e Peugeot 3008.
Chevrolet Equinox
Fabricado no México, o Chevrolet Equinox chegará ao Brasil para substituir o velho Captiva, introduzindo um novo modelo da General Motors no segmento acima dos R$ 100 mil.
A marca já confirmou seu lançamento para o segundo semestre. Para competir com o Jeep Compass, conta com um design bem resolvido e pacote de equipamentos bem atraente, recheado de auxílios como visão em 360º por câmeras, alerta de colisão e frenagem automática.
Ainda não sabemos a motorização que virá ao Brasil. Pode ser o 1.5, turbo, de 173 cv e 28 kgfm; o 2.0, turbo, de 356 cv e 36 kgfm; ou até mesmo a versão 1.6 ,turbodiesel, de 137 cv, 32,6 kgfm e tração integral.
Ford EcoSport
Repetindo a estratégia de lançamento, o Ford EcoSport está sendo mostrado a conta-gotas. Conhecemos o novo motor 1.5 tricilindrico, de 137 cv e 16,2 kgfm e a primeira aparição pública será no Salão de Buenos Aires (Argentina), em junho. Nas lojas, só em julho, conforme apuração de iG Carros.
A demora joga contra a Ford, perdendo cada vez mais espaço no segmento, com a chegada de Hyundai Creta e Nissan Kicks (este último passará a ser nacional em junho). Além do novo design, terá mudanças importantes no interior, recebendo o multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque.
Honda CR-V
A Honda tem três SUVs no Brasil (se considerarmos o WR-V como tal). Seu modelo mais caro, o CR-V, ficou de lado depois da chegada do HR-V. Isso muda neste ano, com a vinda da nova geração do utilitário. A marca não pode demorar muito mais, pois o modelo vendido no Brasil já deixou de ser produzido – fontes ligadas à fabricante revelam que o último lote chegou em fevereiro.
Pode vir tanto com o 2.4 aspirado de 184 cv quanto com o 1.5 turbo de 190 cv. Mais sofisticado, usa a plataforma do Civic e conta com equipamentos, o que vai refletir no seu preço, pois o CR-V atual é vendido em versão única por R$ 148 mil.
JAC T40
Confirmado recentemente, o JAC T40 será o crossover mais barato da marca chinesa no Brasil, com preço na casa dos R$ 60 mil. Tentará superar o sucesso do T5, utilitário lançado em 2016 e que atualmente é o segundo carro importado mais vendido do País (quase superando o Kia Sportage).
Será apresentado à imprensa no dia 3 de julho, com motor 1.5 de 127 cv e transmissão manual de seis marchas, de olho nos consumidores dos hatches aventureiros como Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox, além dos SUVs compactos mais em conta, como Ford EcoSport e Renault Duster.
Range Rover Velar
A Jaguar Land Rover apresentou o Range Rover Velar em março, durante o Salão de Genebra (Suíça), já com a promessa de trazê-lo ao Brasil ainda neste ano.
O novo SUV será mostrado pela primeira vez na próxima semana, quando saberemos também quanto irá custar e a data exata de lançamento – que, com certeza, só estará nas lojas no próximo semestre, para não disputar espaço com o novo Discovery, que chega às concessionárias em junho.
Posicionado entre o Evoque e o Sport, conta com os novos motores 2.0 turbo da família Ingenium, nas versões de 180 cv e 240 cv abastecidas com diesel, e 250 cv com gasolina. Conta também com o 3.0 V6 sobrealimentado vindo do esportivo F-Type, com 380 cv. Não espere por preços abaixo dos R$ 300 mil.
Volvo XC60
O carro mais vendido da Volvo no Brasil, o XC60 irá mudar para a sua segunda geração, apresentada no Salão de Genebra (Suíça). Para tornar-se referência entre os SUVs, a nova versão do utilitário se inspirou no XC90, recebendo design semelhante. Utiliza os faróis em LED no formado em T e a grade é consideravelmente maior, tornando-o mais robusto.
Adota tecnologias de direção semi-autônoma, como o Pilot Assist, que acompanha o trânsito automaticamente quando ativamos o controle de cruzeiro ("piloto automático"). Utiliza o motor 2.0 turbo, nas versões de 254 cv e 320 cv, além dos 2.0 turbodiesel de 190 cv e 235 cv. Há também a configuração híbrida, de 407 cv.