Quinta-Feira, 9 de Maio de 2024
Ciência e Saúde
23/11/2023 08:16:00
HR ajuda diminuir fila de cirurgias eletivas com o programa Mais Saúde Menos Fila

Da assessoria/SF

Imprimir
Foto: AsCom HRCX

A pandemia de Coronavírus (Covid-19) passou, mas deixou uma fila imensa de cirurgias eletivas em todo país. Em Mato Grosso do Sul não seria diferente. Existiam pelo menos 15 mil cirurgias em espera, segundo dados do Governo do Estado.

Para realizar todos esses procedimentos, os municípios se juntaram no programa Mais Saúde Menos fila. Dentre esses municípios está Coxim, por meio do Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva.

Diariamente, pacientes de várias cidades do Estado recebem atendimento em Coxim. Inicialmente é feito uma consulta, solicitado exames e, posteriormente, marcada a cirurgia, que também é realizada no Hospital Regional.

É o caso da auxiliar de cozinha de 61 anos, moradora de Costa Rica, que veio a Coxim para consulta com o médico Fernando Bismarck Curci, cirurgião geral e vascular. Ela já saiu do consultório com os pedidos e pronta para realizar os exames, ali mesmo no Hospital Regional.

De acordo com o cirurgião vascular, a moradora não precisa voltar a Coxim para uma nova consulta. Assim que os exames ficam prontos, ele analisa e marca a cirurgia. É quando entra em cena a coordenação do ambulatório, ligando para informar a data da cirurgia a paciente.

O enfermeiro Anderson dos Santos Garcia, responsável pelo ambulatório, explicou que diariamente são atendidas de 40 a 50 pessoas com consultas, nas mais diferentes especialidades. O mesmo setor faz todo o procedimento para que esses pacientes realizem os exames.

Foto: AsCom HRCX

É o caso do Miguel Dengo, de 6 anos. Ele saiu de Dourados para ser atendido pela médica Thainá Soares Miranda Silva, otorrinolaringologista do Hospital Regional de Coxim. O menino sofre com as amigdalas, que infeccionam de forma recorrente. “Miguel passa de cinco a sete dias sem tomar antibióticos. A infecção volta e lá vai ele tomar mais um ciclo de remédios”, relatou a mãe Geslaine Dengo, de 39 anos.

Miguel possivelmente volta a Coxim para cirurgia, após realização e análise de exames. A mãe deixou a consulta aliviada de ver que o sofrimento do filho vai acabar. “Estamos contando os dias”, afirmou. Esbanjando simpatia, o pequeno paciente gostou da ideia de ser personagem da reportagem e nos convidou para acompanhar sua cirurgia. Estaremos lá, Miguel!

Na segunda-feira (20), o Hospital Regional estava atendendo pacientes de Aral Moreira, Coxim, Dourados, Paraíso das Águas, Pedro Gomes e Sonora nas duas especialidades citadas. Entretanto, diariamente existe uma agenda do programa Mais Saúde Menos Fila, conforme a diretora de Atenção à Saúde, Fernanda Berigo.

Nas terças e sextas é a vez de atender os pacientes da ginecologia e obstetrícia. Nas quartas as cirurgias gerais, quinta tem as ortopédicas, assim como otorrino, que se estende até sexta. “É um verdadeiro mutirão para aliviar o sofrimento daqueles que esperam por uma cirurgia”, enfatizou o diretor-geral, Devanir Rodrigues Pereira Junior.

O nome e a imagem de Miguel Dengo foram usados com autorização da mãe Geslaine Dengo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias