Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2018
Coxim
11/05/2018 10:30:00
Jogos incentivam a prática esportiva e movimentam a economia local

Da assessoria/SF

Imprimir
Foto: Divulgação/PMC

Neste mês de maio, Coxim está recebendo dois importantes eventos no calendário da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul): os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS) e os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS). A realização destes eventos colabora com o fluxo da economia nos municípios que sediam os jogos.

A prática de esportes colabora para uma vida saudável e equilibrada, ajuda a manter o físico em ordem e ainda promove uma ótima sensação de bem-estar, que melhora a produtividade e a qualidade de vida em todos os aspectos. Para as crianças e jovens, a prática esportiva também traz outros benefícios importantes para o desenvolvimento físico e para a formação de bons cidadãos. Na sociedade, o esporte engaja a economia e oferta emprego e lazer à comunidade.

Em Coxim, 15 hotéis estão recebendo os mais de 800 atletas que participam esta semana do JEMS, que iniciou nesta quarta-feira, dia 9 de maio, e vai até o dia 13 de maio, domingo. Toda a alimentação das equipes está sendo fornecida pelos supermercados do município e a equipe de cozinheiros dos participantes dos JEMS é formada por coxinenses. Além disso, lanchonetes, sorveterias, lojas, entre outras áreas do comércio da cidade estão preparadas para receber os participantes dos jogos.

O empresário Luiz Augusto Lima, do Hotel Pousada Pé de Cedro, agradeceu ao prefeito Aluizio São José por trabalhar para que esses eventos viessem para Coxim. “Todo mundo ganha, desde o pipoqueiro que fica na frente dos ginásios vendendo para a gurizada até os donos de hotéis contratados para atender os atletas”, exemplificou o empresário.

Para o professor Paulo Ricardo Martins Nuñez, Gerente de Desenvolvimento Esportivo da Fundesporte e Diretor-Geral dos JEMS, os valores que vêm para o município e ficam para a economia local são grandes: "Só com a rede hoteleira – todas as equipes ficam em hotel, com a parte da alimentação e a contratação de pessoas para a cozinha, que são da cidade – nós deixamos em torno de 400 a 500 mil reais no município, recursos vindos do Governo do Estado. Além disso, tem o que as crianças e os técnicos têm de despesas durante o dia, com lanches e outros gastos, ou seja, são mais incrementos orçamentários que ficam aqui. Aí a Prefeitura tem sua contrapartida, de recursos humanos e alguns investimentos que são feitos nas quadras e isso também fica para a cidade”, observa.

Atualmente, os JEMS e JOJUMS recebem candidaturas de vários municípios de Mato Grosso do Sul. A Prefeitura de Coxim trabalhou fortemente para que a cidade fosse escolhida para sediar os eventos. “Coxim sempre é um município que se destaca, tanto que este ano, nós estamos trazendo duas etapas para cá: temos essa primeira etapa, de 12 a 14 anos, e uma semana depois, teremos a outra etapa de 15 a 17 anos. Então, se a gente multiplicar isso, é quase 1 milhão de reais que fica para o município. O volume de dinheiro que os jogos escolares proporcionam para o município que se candidata é muito grande”, afirma Paulo.

A Prefeitura Municipal de Coxim investe e apoia o esporte, como forma de transformação social, qualidade de vida e integração de todas as classes. Confirmando seus ideais, nas comemorações aos 120 anos de Coxim, quase todas as modalidades esportivas foram contempladas nos eventos realizados e apoiados pela Prefeitura, como vôlei de praia, canoagem, corrida de rua, ciclismo, judô, futsal, futebol society, trilha de jipeiros, entre outros.

Para o Gerente Municipal de Esportes, José Carlos dos Santos, eventos como os JEMS e JOJUMS trazem inúmeros benefícios e oportunidades à Coxim. “Todo mundo tem a ganhar com eventos como estes. O comércio em geral ganha, o turismo ganha, nossas crianças e adolescentes ganham. Além de fomentar a economia do município, jogos como estes trazem um público grande para o turismo da nossa região, além de atrair nossas crianças a participar do esporte. A partir disso, aumentam o número de escolinhas e centros de treinamento. Também temos o apoio da Prefeitura, que investe nas quadras das escolas e programas de incentivo ao esporte”, ressalta.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias