Terça-Feira, 16 de Julho de 2024
Coxim
29/06/2023 08:56:00
William promove palestra sobre atendimento para autistas em parceria com Prefeitura e Procon

Da Assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação Assessoria

Nesta quarta-feira (28) o vereador William Meira, em parceria com o Procon e Prefeitura Municipal, promoveu a palestra “Entender para Atender”. O evento, realizado na ACIAC (Associação Comercial e Industrial de Coxim), reuniu uma audiência engajada e interessada em compreender melhor as particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e discutir a importância do atendimento prioritário para autistas.

A primeira palestra contou com o vereador William Meira, que falou sobre os Aspectos Legislativos do TEA, desde as primeiras leis federais sobre o tema, e da importância da lei municipal 1.895/2022 de sua autoria, que instituiu em Coxim a inclusão do símbolo mundial do autismo nas placas de atendimentos comerciais.

O evento seguiu com os psicólogos Carlos Eduardo Gaudioso, Doutor em Ciências Médicas/Saúde Mental e professor na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e Miquéias Pinasso, Terapeuta com Abordagem Centrada na Pessoa, o tema tratado foi “Transtorno do Espectro Autista, o melhor negócio é conhecer”, foram abordados tópicos como as características do TEA, diagnóstico precoce, tratamentos e terapias disponíveis, além de estratégias para promover uma inclusão mais efetiva no ambiente escolar e no mercado de trabalho. Por fim, Sueli Jesus Barreto, Especialista em Educação Especial Inclusiva e mãe de autista, contou sobre experiências de atendimentos no comércio, e como poderia ser melhor.

O objetivo principal do evento foi sensibilizar a sociedade em geral e os profissionais de diversos setores sobre a importância de um atendimento prioritário e adequado para pessoas com TEA. O vereador William Meira destacou a necessidade de criar políticas públicas que garantam direitos e ofereçam suporte efetivo para essa parcela da população.

“Ao promover a palestra ‘Entender para Atender’, buscamos fomentar a discussão sobre a inclusão e as necessidades específicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. É fundamental que todos os espaços sejam acessíveis e que os autistas recebam atendimento prioritário em serviços públicos e privados. Com iniciativas como essa, espera-se que o conhecimento sobre o TEA se dissemine, contribuindo para uma mudança positiva na forma como a sociedade acolhe e atende às necessidades desses indivíduos.”, ressaltou o vereador Meira.

Foto: Divulgação Assessoria
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias