Segunda-Feira, 6 de Maio de 2024
Cultura
21/02/2023 12:33:00
Coxim resgata festa abandonada há mais de 20 anos e promove o maior carnaval da região

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Sheila Forato

Há 21 anos Coxim não tinha carnaval, mas, essa realidade mudou. Por meio da Funrondon (Fundação de Cultura, Desporto e Lazer Professora Clarice Rondon dos Santos), a Prefeitura promoveu o maior carnaval da região norte de Mato Grosso do Sul.

Foto: Sheila Forato

A partir de agora, os foliões que tinham Rio Verde como referência passam a olhar o Coxim Folia com outros olhos. E pode se preparar, pois o Coxim Folia de 2024 promete, segundo o prefeito Edilson Magro (PP).

“Queremos proporcionar, dentre outras coisas, alegria para nossa gente, que recentemente sofreu com uma pandemia de Coronavírus. Muitos tiveram de lutar por suas vidas, outros perderam os amores de suas vidas”, lembrou o prefeito.

Foram três dias de festa na Praça do Pé-de-Cedro, tendo Zacarias Mourão como o folião mais ilustre. Até mesmo a chuva que caia nas madrugadas foi motivo de festa, era como se os foliões celebrassem cada gota de água vinda do céu.

A partir de agora, a Prefeitura passa a trabalhar no projeto de 2024. Edilson adiantou que vai buscar apoio do governo do Estado para promover uma festa ainda maior, com mais condições de fomentar o turismo e consequentemente a economia local.

Foto: Sheila Forato

Por falar em fomento, este ano, a Prefeitura permitiu que comerciantes locais montassem barracas para vender comidas e bebidas sem custo. Teve o famoso pastel, caldo, pipoca, algodão doce, cachorro quente e, claro, aquela cervejinha gelada. Ainda que de forma tímida, alguns foliões arriscaram se fantasiar. Por lá você encontrava vários personagens de desenhos animados.

Uma dessas pessoas foi o diretor de Cultura da Funrondon, Marcelo Mariano, que não economizou nas fantasias, foi de Cleópatra a Colombina, fechando o carnaval de Mulher Maravilha. Teve também quem optou por roupas coloridas e muito brilho na maquiagem. Entretanto, a campeã foi as famosas plaquinhas, usadas por casais com frases inusitadas.

Veja esse grupo de amigos:

Foto: Sheila Forato

A inclusão da diversidade também desfilou no Coxim Folia, que uma semana antes elegeu, no Grito, a trans Barbara Bismarck Rainha do Carnaval. Ao lado de Kaká, o Rei Momo, ela esbanjou alegria na festa carnavalesca, incentivando Jessica Piccinini a tirar a poeira da coroa e cair no samba vestida de a Miss Trans Coxinense, título conquistado em 2009.

O professor Valdir Silva usou as redes sociais para enaltecer o respeito pela diversidade no carnaval. “O carnaval de Coxim é também uma celebração acolhedora da diversidade de gênero e das mais variadas formas de expressão da sexualidade”, pontuou, citando Bárbara e Jéssica, dois símbolos da luta pelos direitos LGBTQIAP .

Desfile dos Blocos

O Unidos do Piracema ficou em primeiro lugar dentre os seis blocos que desfilaram na segunda noite de folia. Eles levaram uma bateria para a avenida e levantaram quem assistia ao desfile. Além da premiação em dinheiro, eles receberam o troféu. Eles foram avisados pelo diretor-presidente da Funrondon, Darinei Nery, que o adorno é transitório, sendo passado para o campeão do próximo ano, contudo, os foliões do Piracema prometem continuar com o troféu.

Foto: Sheila Forato

“Coxim, o portal do Pantanal vira festa no meu carnaval”

Este ano, Coxim foi tema do samba enredo da escola Catedrásticos do Samba. Eles levam para a avenida de Campo Grande a música “Coxim tu és tudo pra mim”, apresentada a comunidade coxinense pela própria escola no Grito de Carnaval. Uma comitiva local participa do desfile.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias