Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024
Geral
20/11/2023 16:30:00
Diretoria do Hospital Regional se reúne com vereadores de Coxim

Da assessoria/SF

Imprimir
Foto: HRCX
Diretor-geral Devanir Rodrigues Pereira Junior (Foto: HRCX)

Durante toda a manhã desta segunda-feira (20), a diretoria do Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva se reuniu com vereadores na Câmara de Coxim. Também participaram a secretária Municipal de Saúde, Leila Kohl, e o prefeito de Coxim, Edilson Magro. Abertos a perguntas dos parlamentares, os integrantes passaram mais de três horas detalhando diversos assuntos e recebendo sugestões para melhoria da prestação de serviços à população.

Três pautas nortearam a reunião. A demissão do médico intensivista, ambulâncias e acusações de erros médicos supostamente cometidos por uma das médicas que atua no Hospital Regional. No primeiro caso, o diretor-geral Devanir Rodrigues Pereira Junior explicou que foi uma decisão coletiva da diretoria por conta de vários fatores, dentre esses insubordinação e acusações infundadas.

O vereador Flávio Duarte defendeu o posicionamento da direção, justificando que quando a relação chega nesse ponto fica insustentável, prejudicando o produto final, que é a prestação de serviços em saúde com qualidade.

Já o primeiro-secretário da Câmara, vereador William Meira, confirmou de que pra ele o médico em questão fez acusações gravíssimas, mas, nada comprovou. “Eu não posso sugerir a meus colegas de parlamento a abertura de qualquer procedimento pautado em diz-que-me-disse”, ponderou.

Vereador William Meira (Foto: HRCX)
Vereador Abilio Vaneli (Foto: HRCX)

Outro médico está sendo contratado. Esse profissional deve começar a trabalhar antes que o atual deixe a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), em 10 de dezembro. Pediatras para substituir uma médica que pediu rescisão também estão em fase de contratações. O mesmo acontece com anestesista.

Foto: HRCX

Quanto as ambulâncias, Leila explicou que foi uma pequena falha da secretaria Municipal de Saúde, deixando Coxim descoberto entre o término de um contrato e o procedimento licitatório. Entretanto, os pacientes não ficaram desassistidos, pois o Hospital Regional usou ambulâncias de municípios atendidos por ele. Ela também aproveitou para informar que está regularizando a situação de uma UTI Móvel da Prefeitura de Coxim, que acumulava mais de R$ 15 mil em multas, para ficar de sobreaviso.

A respeito das denúncias de erros médicos, a diretora de Atenção à Saúde, Fernanda Berigo, relatou que todas as pacientes foram ouvidas, assim como a médica, para abertura de procedimentos. Apenas um dos casos já tem parecer de Conselho de Ética pelo arquivamento. Mesmo assim, o procedimento foi encaminhado ao CFM (Conselho Federal de Medicina) para mais um parecer. Os outros seguem em andamento.

Foto: HRCX

Ainda durante a reunião, o diretor-administrativo Michael Bittencourt fez um breve relato da gestão do Hospital Regional, feita com planejamento, inclusive orçamentário. Ele citou pagamento de funcionários em dia, com encargos, assim como de contratos. O diretor também falou que o custeio é feito dentro da normalidade. Michael, que tem quase 20 anos de experiência em gestão hospitalar, se mostrou aberto a sugestões dos parlamentares para melhorar a prestação de serviços.

Neste momento, o vereador Abilio Vanelli sugeriu melhorias no Portal da Transparência, que imediatamente foi acatada. Da reunião foi dado andamento à sugestão pela analista de controle externo, Elaine Rucaglia Rizzo, junto ao setor de tecnologia e informação para modificação.

Ao finalizar a reunião, o prefeito parabenizou a atitude da diretoria e dos vereadores, defendendo o diálogo, sempre. “Infelizmente, tem muita informação distorcida circulando nas redes sociais e quando as pessoas sentam para conversas não é nada do que estavam falando. Por isso, eu sempre vou defender o diálogo.

Além dos citados, participaram o diretor-clínico do Hospital Regional, médico Marcos Túlio Mazzaro D Andretta, o assessor jurídico, advogado Luciano Gai, o presidente da Câmara de Coxim, Ademir Peteca, e os vereadores: Adriana Nabhan, Angelo Gari, Jefferson Aislan, Marcinho Souza, Marly Nogueira, Vilmar Vendruscolo e Zanon Lamunier.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias