Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
Mundo Pet
25/01/2021 08:56:00
Cientistas alertam: Animais podem necessitar de vacinação contra a Covid
Cães e gatos podem ser uma preocupação num futuro próximo

NM/PCS

Imprimir

Especialistas da Universidade de East Anglia, do Instituto Earlham e da Universidade do Minnesota nos Estados Unidos, consideram que, num futuro próximo, poderá existir a necessidade de vacinar animais de estimação para conter a propagação do vírus.

Num editorial para a revista Virulence, citado pelo Mirror, os cientistas escreveram que a evolução contínua do vírus em animais seguida pela transmissão para humanos “representa um risco significativo de longo prazo para a saúde pública”. “Não é impensável que a vacinação de algumas espécies de animais domesticados possa ser necessária para conter a disseminação da infecção”, dizem.

Um dos autores do editorial e professor de genética evolutiva, Cock van Oosterhout, afirmouque cães e gatos podem contrair o novo coronavírus, mas que não há casos conhecidos em que tenha ocorrido transmissão para humanos. “Faz sentido desenvolver vacinas para animais de estimação, para animais domésticos, apenas como precaução para reduzir esse risco”, justificou. “Curiosamente, os russos já começaram a desenvolver uma vacina para animais de estimação, sobre a qual há muito pouca informação", acrescenta.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias