Sábado, 22 de Julho de 2017
Mundo Pet
28/03/2017 18:54:00
Gatos gostam mais de humanos do que de comida, revela estudo
De acordo com pesquisadores americanos, a companhia de humanos é a preferida dos felinos, seguida por comida, brinquedos e aromas estimulantes

Veja/PCS

Imprimir
A conclusão do estudo traz evidências científicas para a intuição humana de que, em geral, os gatos podem ter relações fortes com seus donos. (Foto: Getty Images)

Gatos gostam mesmo de seus donos – e preferem os companheiros humanos a comida ou brinquedos. A conclusão, de um estudo publicado recentemente no periódico Behavioral Processes, traz indícios científicos para a intuição humana de que, em geral, os gatos podem ter relações fortes com seus donos (e não apenas com a casa ou alimentos).

“Apesar de existir uma clara variabilidade individual na preferência dos gatos, a interação social com os humanos é a categoria de estímulo preferida para a maioria dos gatos, seguida pela comida”, afirmam os autores no estudo.

Gatos gostam mais de humanos

Para chegar a esse resultado, pesquisadores dos departamentos de psicologia e de ciências animais da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, examinaram a reação de cinquenta desses animais a quatro tipos de estímulo: comida, brinquedos, aromas (um pano com um cheiro que o animal gosta) e humanos (uma pessoa sentada).

Os animais foram isolados por algumas horas de qualquer estímulo e, em seguida, colocados em uma sala em que precisavam escolher uma das quatro opções. Os gatos preferiam o humano em metade dos casos, enquanto a comida foi escolhida por 37% dos animais, segundo o estudo.

“Ainda é uma crença comum que os gatos não são especialmente sociáveis ou treináveis. Isso pode ser devido, em parte, a uma falta de conhecimento dos estímulos que os gatos preferem e, portanto, têm mais motivação para buscar”, afirmam os cientistas no estudo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias