Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Política
06/04/2021 11:28:00
Começa tramitar projeto que proíbe reeleição do presidente da Câmara de Coxim
Caso a emenda seja aprovada, membros da Mesa Diretora também não podem disputar os mesmos cargos

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Reprodução

Foi lido na sessão desta terça-feira (6) projeto que proíbe a reeleição do presidente da Câmara de Coxim, assim como dos demais membros da Mesa Diretora. A proposta de emenda a Lei Orgânica de número 001/2021 altera o artigo de número 41, que dava o direito a reeleição da para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, ou seja, dentro do mesmo mandato.

A matéria vai para a assessoria jurídica e após parecer segue para a CCLR (Comissão de Constituição, Legislação e Redação), presidida pelo vereador Abílio Vanelli (PT). Somente depois vai para as votações. Para alterar a Lei Orgânica são necessárias duas votações, com intervalo de 10 dias, sendo que 2/3 dos vereadores precisam votar a favor, ou seja, nove votos.

A proposta de mudança é assinada pelo próprio presidente da Casa de Leis, William Meira (PSDB), vice-presidente Flávio Duarte (PP), primeiro-secretário Ademir Peteca (SOL) e segundo-secretário Jefferson Aislan da Silva (SOL), além dos vereadores Angelo Gari (DEM), João do Posto (PSD), Marcinho Souza (PSB), Vilmar Vendrúscolo (PTB) e Zanon Lamunier (REP).

A reeleição para o mesmo cargo da Mesa Diretora era proibida em Coxim. Na legislatura passada os vereadores alteraram a Lei Orgânica permitindo a recondução dos membros e reelegeram Vladimir Ferreira (PT), que presidiu a Câmara de Coxim por quatro anos consecutivos.

Nos bastidores da notícia

A informação é que a eleição da atual Mesa Diretora, que tem William Meira como presidente, gerou um compromisso futuro, para que Ademir Peteca seja o próximo presidente. Proibir a reeleição seria uma das formas de tranquilizar o futuro presidente, apesar de o atual afirmar que não precisa de lei para que sua palavra seja cumprida. William, inclusive, assina o projeto!

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias