Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024
Política
21/06/2021 11:30:00
Polêmica, emenda que proíbe a reeleição da Mesa Diretora é aprovada em segunda votação

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Reprodução/Facebook

Nesta segunda-feira (21), foi aprovado em segunda votação a emenda a Lei Orgânica Municipal de Coxim, que proíbe a reeleição dos membros da Mesa Diretora.

O projeto foi idealizado pelo vereador Ademir Peteca (Sol), primeiro-secretário, para garantir o cumprimento de um acordo político para presidir a Casa de Leis nos anos de 2023 e 2024.

O receio é que o atual presidente, William Meira (PSDB), se mobilize para a reeleição, embora ele tenha deixado claro, nos bastidores, que não precisa a mudança para o cumprimento do afiançável com o colega.

Apesar disso, o presidente votou a favor da emenda, junto com outros nove vereadores. Apenas três vereadores votaram contra: Abilio Vaneli (PT), Carlos Henrique Ferreira da Silva (MDB) e Professora Marly Nogueira (PT).

Durante a discussão do projeto vários vereadores se manifestaram depois que Abilio cobrou posicionamento dos colegas, principalmente daqueles eleitos com uma grande carga de expectativa. Peteca não se coloca como o ‘pai da criança’ e afirma ser um projeto da Casa de Leis. Ele acredita que alguns vereadores não se manifestam por ser um tema irrelevante.

Para Carlos Henrique, a mudança tira o direito de um presidente, que esteja fazendo um bom mandato à frente da Câmara Municipal, de ser reconduzida ao cargo. Já Marcinho Souza (PSB) justificou sua mudança, dizendo que está em seu direito. Ele tinha se posicionado contra a emenda e voltou atrás, votando a favor do projeto.

Ao finalizar as discussões, William defendeu a emenda e enfatizou que a votação do projeto não faz dos vereadores pessoas insensíveis as demandas da população. O presidente citou ainda que na legislatura passada foi feito um grande ‘acordão político’ que resultou na emenda para autorizar reeleição da Mesa Diretora.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias