Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024
Política
23/12/2020 09:21:00
Pedra no sapato do sistema, vereador é cassado por exercer função e mostrar muro “podre” caindo

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Reprodução/Facebook

Parece matéria do Sensacionalista (site de humor), mas, não é. Trata-se de uma reportagem sobre São Gabriel do Oeste, que acaba de cassar um vereador por exercer uma de suas funções: a de fiscalizar o Poder Executivo.

Nesta terça-feira (22), o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne (MDB), eleito recentemente vice do atual prefeito, Jeferson Tomazoni (PSDB), conduziu duas sessões extraordinárias para julgar a quebra de decoro do parlamentar, cassando por 6 a 3 o mandato de Rogério Rohr (PSD), vereador mais votado em 2016, com 908 votos.

Em fevereiro de 2020 Rogério usou a Tribuna para denunciar as falhas na construção do muro em volta do aterro sanitário de São Gabriel do Oeste, onde foi empregado R$ 400 mil pela Prefeitura. Com várias partes caídas, e diante da inércia do município, em outubro ele gravou um vídeo de um pedaço do muro caindo, apenas ao ser empurrado com as mãos.

A obra já tinha sido, inclusive, condenada pela engenheira civil da própria Prefeitura, Mary Fátima Montana. No parecer técnico ela escreveu que o muro deveria ser totalmente demolido a partir da fundação e refeito, não existindo a possibilidade de se utilizar nada do que foi executado no local.

Clique na imagem ao lado para ler trecho do laudo assinado pela engenheira civil

Entretanto, Mary voltou atrás ao ser ouvida pela comissão que investigava a quebra de decoro parlamentar de Rogério. Na oportunidade teria dito que se equivocou e refez o laudo, informando que apenas parte do muro estava condenada.

Apesar de ter sido reeleito, a decisão impede que Rogério Rohr exerça seu mandato nos próximos quatro anos. É que além de cassar o atual mandato, que encerra dia 31 de dezembro, a decisão também determina a perda dos direitos políticos do vereador por oito anos. Entretanto, o advogado Alexandre Barros Padilhas já informou que vai recorrer da decisão na Justiça, alegando a existência de vários vícios processuais.

Rogério não participou das sessões de julgamento, pois está isolado, por suspeita de Coronavírus. Ele usou as redes sociais para dizer que acredita na Justiça, principalmente a de Deus e vai continuar lutando pelo povo de São Gabriel do Oeste. O parlamentar, agora cassado, fez questão de enfatizar que não vive do salário de vereador, que é parcialmente doado. Rogério também é agricultor e produtor de eventos, como a Fantasy, uma das principais festas de Mato Grosso do Sul.

Até o momento, a Câmara Municipal não informou se tomou alguma atitude no sentido de fiscalizar a obra do muro, com exceção do vereador em questão. A impressão que se tem é que a maioria dos parlamentares se preocupou mais em cassar Rogério, que é considerado uma pedra no sapato do sistema.

Foi através dele que a população de São Gabriel do Oeste teve acesso algumas situações consideradas imorais cometidas pelo Poder Legislativo, como a tentativa de aumentar os salários de vereadores, vice e prefeito no início da pandemia de Coronavírus (Covid-19), em março deste ano.

Rogério denunciou o caso nas redes sociais dias antes e com a repercussão negativa o projeto foi tirado de pauta. Antes, a Câmara Municipal recebeu até nota de repúdio da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de São Gabriel do Oeste. Pouco tempo depois ele também levou ao conhecimento público o excesso de gastos com combustíveis por parte dos parlamentares, causando revolta na população.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias