Auto Esporte/PCS
ImprimirO menor SUV da Hyundai já roda em testes no Brasil. O ix25, ou Creta, de acordo com o mercado, foi flagrado pelo internauta Ezequiel Rojas, rodando no início nas proximidades da fábrica da marca coreana, em Piracicaba (SP).
Apesar da forte camuflagem, é possível identificar o crossover pelo formato das portas e retrovisor, mais quadrados do que os demais modelos da marca e pelo rack de teto. Além disso, parte da lanterna sem camuflagem sugere formato idêntico ao do Hyundai.
Nota da redação: a Hyundai vive no Brasil uma situação inusitada. Em meio a um mercado em queda acentuada, ela possui o segundo modelo mais vendido do país, o HB20. Junto com as versões sedã, HB20S e pseudo-aventureira, HB20X, eles são capazes de preencher toda a capacidade produtiva da planta de Piracicaba, de 180 mil carros por ano.
A parte inusitada é que, mesmo se quisesse lançar novos produtos nacionais, a Hyundai não conseguiria manter o fôlego de produção da família HB20. Por outro lado, não ter um SUV compacto no momento em que o segmento está "bombando" no país pode ser uma tática arriscada.
E o candidato com melhores chances para a marca coreana é o ix25/Creta. O estilo é o mesmo dos demais carros da marca, que tem agradado ao consumidor brasileiro. Nos mercados onde já é vendido, ele conta com o mesmo conjunto do HB20, motor 1.6 de 122 cavalos e câmbio manual de seis marchas.
Com 4,27 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos, ele também se encaixa entre Ford EcoSport, Jeep Renegade e Honda HR-V.
Para completar, pode receber diversos equipamentos que o colocariam em boas condições para brigar na parte mais cara do segmento, como ar-condicionado automático, acesso e partida sem a necessidade de chaves nas mãos e alerta de mudança de faixa.
O Creta já foi confirmado para chegar em mercados vizinhos, como Argentina e Uruguai.
Se nos atributos ele seria uma boa opção, na prática, as coisas são um pouco diferentes. A Hyundai, em nota, afirma que "[...] não comenta sobre veículos em teste, nem confirma sobre qual modelo se trata o teste."
Sobre a possibilidade de produção do modelo em solo nacional, a marca fala que "não é possível fazer previsões nesse sentido, devido ao momento de retração por que passa o mercado brasileiro. A Hyundai segue monitorando a situação do mercado interno para responder rapidamente às suas variações". Por fim, a Hyundai ainda afirma que não há planos de expansão para a fábrica de Piracicaba.