CE/PCS
ImprimirMais dois municípios formalizaram situação de emergência em razão das chuvas registradas no estado de Mato Grosso do Sul, no mês de janeiro. Bela Vista e Antônio João elevam para 18 o número de cidades com a mesma situação de precariedade, em função dos alagamentos e transbordamento de rios e córregos.
Os últimos decretos municipais foram assinados no dia 15 deste mês, mas a comunicação oficial foi feita na sexta-feira (19) à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS). Os danos nessas localidades estão sendo registrados pelas coordenadorias municipais no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID).
Quando é feita a decretação, a validade é de 180 dias. Até o momento, estão oficializados documentos nos seguintes municípios: Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo, Amambai, Bela Vista e Antônio João.
A maioria deles foi feita com base em chuvas intensas, mas há registros também em decorrência de vendaval, enxurradas e alagamento. Várias das ocorrências são relacionadas ao início do período das chuvas, ainda no ano passado.
HOMOLOGADOS
Em oito municípios, o Governo do Estado homologou a situação de emergência decretada pelas prefeituras: Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas, Iguatemi e Porto Murtinho. Neste último, a decisão estadual foi feita mediante parecer, sem decreto, para agilizar os procedimentos de busca por recursos federais para a reconstrução.
Em todos os demais, o Estado será parceiro com repasses em recursos e suporte da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para recuperação estradas, pontes e acessos.