Da assessoria/SF
ImprimirO prefeito de Sonora, Yuri Valeis (PR), ganhou um importante aliado na batalha para liberar licenças ambientais para implantação de tanques redes no município.
No início da semana, o prefeito levou integrantes da Cooperpeixes (Cooperativa de Criadores de Peixes de Sonora) para uma reunião com o deputado federal, Vander Loubet (PT/MS) e com o superintendente da Pesca, com Luiz David Figueiró.
Segundo Yuri, os cooperados precisam de agilidade na liberação de licenças ambientais para implantação de 36 tanques redes no lago do rio Correntes. "O deputado abraçou a nossa causa, tenho certeza que o resultado vai ser positivo", endossou o prefeito.
O presidente da Cooperpeixes, Cleber Lopes da Silva, de 29 anos, explica que 30 projetos já foram encaminhados ao Ministério da Pesca e outros seis serão protocolados no próximo mês. Ao todo, a cooperativa pretende implantar 1800 tanques redes, produzindo mais de 1,6 milhão de peixe ao ano.
De acordo com Silva, os projetos são para criação de pacu e pintado, cuja engorda leva entre oito meses e um ano. A intenção é beneficiar o pescado em Sonora, para tanto os cooperados contam com apoio da prefeitura na construção de um frigorífico, assim como nas fábricas de gelo e ração.
Desta forma, a Cooperpeixes terá condições de atender o mercado da região norte de MS e região sul de MT, inicialmente. Para o prefeito Yuri, a expectativa é que a piscicultura gere entre 300 e 350 empregos em Sonora. "Estamos de olho na geração de emprego e renda em nosso município, pois sabemos da ansiedade da população nesse sentido. Além dos tanques redes, estamos trabalhando em outros projetos", garantiu.