Da assessoria/SF
ImprimirO município de Sonora, por meio da Cooperpeixes (Cooperativa de Criadores de Peixes de Sonora), está tentando viabilizar 36 projetos para implantação de tanques redes no lago do rio Correntes.
Para tanto, os cooperados tem buscado parceiros para liberar a exploração da atividade junto ao Ministério da Pesca. O principal parceiro tem sido o prefeito Yuri Valeis (PR), que enalteceu o empenho dos vereadores na luta pela geração de emprego.
"Ainda no mês passado, os parlamentares apresentaram o projeto ao deputado federal Vander Loubet, durante reunião em Sonora", lembrou o prefeito. Depois dessa reunião, o prefeito e os cooperados participaram de outra, na semana passada, com o superintendente da Pesca em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró, além de Vander.
"Deixamos a reunião animados, com a certeza de que muito em breve nossos projetos sairão do papel", comentou o presidente da Cooperpeixes, Cleber Lopes da Silva, de 29 anos.
Para o presidente da câmara, Jansen Peixoto Barbosa (PTB), o empenho dos poderes legislativo e executivo se deve a possibilidade de geração de emprego, sendo que a expectativa é de 300 a 350 postos de trabalho, na criação e no beneficiamento de peixes.
Ainda no mês passado, sete parlamentares apresentaram indicações para atender os cooperados, tanto na construção de um frigorífico, quando em fábricas de gelo e ração para o projeto.
Jansen lembra que as indicações foram assinadas por ele, assim como por Arnaldo Pereira de Souza (PR), o Barriga, Cirso Almeida Pinto (PR), o Ney da Horizonte, Ezequiel Reginaldo dos Santos (PDT), Joaquim Cassiano Teixeira (PT), Laudir Abreu da Rosa (PSD) e Virgílio Casimiro Oliveira (PTB).