Sheila Forato
ImprimirApesar da alta de casos de Coronavírus (Covid-19), tendência em todo o mundo, Coxim registrou apenas uma internação pela doença no mês de janeiro. Entretanto, duas mortes foram contabilizadas, ambas de idosos.
A última, ocorrida na quarta-feira (26), é de um homem de 84 anos, que chegou muito mal no Hospital Regional Álvaro Fontoura. “Ele morreu praticamente na porta de entrada da emergência”, explicou o secretário de Saúde, Flávio Dias.
O secretário não tinha informação se o paciente demorou para procurar auxílio médico ou se a doença avançou de forma muito rápida. O fato é que no HR de Coxim foi constatado que o paciente estava infectado pelo Coronavírus.
Segundo o boletim epidemiológico de número 635, Coxim tem 218 casos ativos da doença, porém, não registra internações. As pessoas que ocupam leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital Regional são de outros municípios.
Para o secretário de Saúde, isso é resultado da vacinação, pois quem completa o esquema vacinal dificilmente sofre com as consequências mais graves da doença, não necessitando de internação. Flávio Dias reforça que as unidades de saúde estão de portas abertas para aplicar da primeira à quarta dose, em todas as faixas etárias. Procure a mais próxima de sua casa.
Atendimento
Os casos de Coronavírus estão sendo atendidos na Tenda do bairro Flávio Garcia, em três turnos: manhã, tarde e noite. No local, além de testar, o paciente recebe atendimento médico para orientações, inclusive dos remédios que deve tomar. Se você está com algum sintoma procure a unidade.