Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
Ciência e Saúde
25/06/2020 21:00:00
Coxim admite possibilidade de restringir entrada de moradores de outros municípios
Pauta ganhou espaço depois que Coxim identificou caso positivo de morador de outra cidade

Sheila Forato

Imprimir

O tema é polêmico, levanta muitas discussões e, consequentemente, divide opiniões. Entretanto, o prefeito Aluizio São José e o secretário Franciel Oliveira não descartam a possibilidade de restringir a entrada de moradores de outros municípios em Coxim.

O objetivo é evitar o aumento de casos de Coronavírus (Covid-19), haja visto que a doença está controlada na principal cidade da região norte. Coxim contabiliza 10 casos de Coronavírus, sendo que nove já estão curados. O número de suspeitos zerou no boletim epidemiológico.

Foto: Reprodução/Facebook

O questionamento foi feito para ambos, após a live realizada no Facebook, no final da tarde desta quinta-feira (25). Tanto o prefeito quando o secretário confessaram que já conversam sobre essa possibilidade e que pretendem ampliar a discussão com outras autoridades constituídas, assim como a sociedade civil.

Essa pauta ganhou espaço na agenda das autoridades sanitárias depois que a equipe de tele enfermeiros do Covid-19 identificou um caso positivo, nesta quinta-feira, num homem de 43 anos que está em Coxim, mas não mora na cidade. Conforme o prefeito, esse cidadão já chegou a Coxim com sintomas, se reuniu com familiares, confraternizou em roda de tereré com amigos e pode ter transmitido a doença para muitos coxinenses.

Franciel explicou que a equipe de monitoramento já chegou a 20 pessoas que tiveram contato direto com o casos positivo, mas o número pode ser maior. Pelo menos a mulher do caso positivo, que não mora em Coxim, mas viajou com o marido para a cidade, já apresenta sintomas do Coronavírus.

Todas essas pessoas foram orientadas pelo setor de monitoramento a se manterem isoladas e em caso de qualquer sintoma devem entrar em contato com o tele enfermeiro de Coxim. “Peço que essas pessoas respeitem a orientação e se guardem em isolamento. Estamos trabalhando há 100 dias para preservar vidas em Coxim”, ponderou o prefeito.

Aluizio informou que as discussões sobre restrições ainda são recentes. Para que isso aconteça é preciso encontrar formas de evitar que essas pessoas se passem por moradores de Coxim barreiras sanitárias. Caso a restrição seja colocada em prática, inicialmente a Prefeitura pensa em proibir a entrada de moradores de outras cidades apenas nos finais de semana.

“Vamos pedir comprovante de residência? Vamos controlar pela placa ou documento do veículo? Quais serão as exceções? Ainda vamos estudar as possibilidades. O que eu quero que o cidadão entenda é que ele precisa dar mais valor a vida do que ao direito de ir e vir”, finalizou o secretário de Saúde de Coxim.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias