Sheila Forato
ImprimirNeste sábado (18), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), gravou um vídeo rodeado de equipamentos enviados pelo governo do Estado para habilitação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital Regional Álvaro Fontoura.
Ele disse que a maioria dos equipamentos já chegou e que o município também vai dar sua contrapartida, com a compra de outros equipamentos. Aluizio falou ainda que o HR há possui espaço destinado à UTI e que pequenos reparos estão sendo feitos.
Serão instalados cinco leitos de UTI no Hospital Regional para atender cinco municípios. Além de Coxim, serão atendidos Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde e Sonora. A habilitação faz parte de ações do governo para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus (Covid-19).
A médica anestesista Fabiana Volpiani, que também participou do vídeo, informou que devem ser montados ainda outros leitos semi-intensivos, com respiradores que o Hospital Regional já possui.
A implantação de leitos de UTI em Coxim foi cercada de polêmica, pois, ao fazer o anúncio dos novos leitos o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, não incluiu a principal cidade da região norte de Mato Grosso do Sul. Entretanto, poucos dias depois, governos estadual e municipal entraram em consenso e quem ganha é a população.