Sheila Forato
ImprimirO Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) divulgou nova classificação dos municípios de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (11). Coxim regrediu para a bandeira vermelha, que indica grau alto de contaminação do Coronavírus (Covid-19). Com isso, a partir de quinta-feira (13), a cidade volta a ter toque de recolher das 21 às 5 horas durante duas semanas.
Coxim era a única da região norte do Estado que estava na bandeira laranja, ou seja, grau médio de contágio. Ficou nessa condição por quatro semanas, porém, na atualização mais recente regrediu. O gerente de Vigilância Sanitária, Luiz Eduardo dos Santos, explica que a regressão se deve aos oitos óbitos ocorreram em Coxim em apenas sete dias, na semana epidemiológica 18.
A última semana (2 a 8 de maio) e a atual (9 a 15 de maio) vão ser analisadas para gerar a próxima classificação, daqui a 14 dias. Como não estão acontecendo mortes existe a possibilidade de Coxim saltar da vermelha para a bandeira amarela, ficando sem toque de recolher.
É que o Prosseguir leva em consideração a capacidade que o município tem de testar, diagnosticar, tratar e curar os pacientes de Covid. A quantidade de casos não tem relação direta com a classificação. Entretanto, o aumento é um alerta para a rede pública de saúde, uma vez que reflete na ocupação dos leitos e, infelizmente, na letalidade da doença, que já matou 59 coxinenses.
Além do toque de recolher às 21 horas, a Vigilância Sanitária continua pedindo que a população não relaxe nos cuidados: higiene das mãos, uso de máscaras e distanciamento social, principalmente nas filas de bancos e correspondentes bancários. Santos deve se reunir com o prefeito Edilson Magro (DEM) para definir novas estratégias de combate à pandemia.