Sábado, 23 de Novembro de 2024
Ciência e Saúde
14/05/2020 17:30:00
Coxim zera casos suspeitos de Coronavírus, mostra boletim epidemiológico

Sheila Forato

Imprimir

Coxim zerou o número de casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19), conforme o boletim epidemiológico de número 51, divulgado no final da tarde desta quinta-feira (14). Durante a semana o número de suspeito oscilou muito, deixando as autoridades sanitárias em alerta.

No domingo (10), primeiro dia da semana, o boletim tinha três casos suspeitos e quatro confirmados. No dia seguinte, segunda-feira (11) saltou para cinco suspeitos e seis confirmados. Já na terça-feira (12) um suspeito foi descartado, na quarta-feira (13) mais dois e hoje conseguimos zerar.

Apesar do aumento de dois casos confirmados, a semana foi de boas notícias. Todos os funcionários da Saúde, que estavam isolados devido à suspeita de Coronavírus, testaram negativo e foram liberados para retomarem suas vidas normalmente.

Se tratando dos casos confirmados, as autoridades sanitárias acreditam que a doença entrou em Coxim através do caso 03 (mulher de 34 anos), que trabalha num hotel às margens da BR-163. Entretanto, o caso dela só foi descoberto depois do 02 (homem de 40 anos), que é seu marido.

Além dos sintomas comuns de uma gripe, seu quadro evoluiu para uma pneumonia, que resultou em dificuldades para respirar. Com isso, o paciente teve de procurar o Hospital Regional Álvaro Fontoura e ficou internado por quase uma semana. Assim que o exame do 02 deu positivo a secretaria de Saúde começou a investigar e chegou até sua esposa, o caso 03.

Ela relatou que dias antes do marido apresentou sintomas mais leves e acendeu o alerta do monitoramento, que imediatamente providenciou o exame. O material coletado do caso 03 apresentou anticorpos para o Cornavírus, ou seja, a esposa também tinha sido infectada pela doença.

Já o caso 04 é de uma funcionária do HR que teve contato com o 02, assim como os casos 05 e 06 (9 e 12 anos), que são filhos do casal. Com exceção do caso 01, os outros cinco estão relacionados. O primeiro caso foi num idoso de 79 anos, descoberto pela gerência de Saúde de Sonora, onde ele provavelmente foi infectado. Como o paciente tem domicílio em Coxim o caso veio para a conta do município.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias