Sheila Forato
ImprimirOs boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Prefeitura, entre os dias 7 e 14 de junho, mostram que os casos de Coronavírus (Covid-19) aumentaram 220% em São Gabriel do Oeste, município da região norte de Mato Grosso do Sul.
No período de uma semana, a cidade com aproximadamente 26 mil habitantes, passou de 10 para 32 casos. Outros 20 aguardam resultados de exames enviados ao Lacen (Laboratório Central), em Campo Grande.
Os dois novos casos confirmados neste domingo (14) são de um homem de 33 anos e uma mulher de 45. De acordo com a Prefeitura, os dois tiveram contatos com casos positivos de Coranavírus.
Com esse aumento descontrolado, o prefeito Jeferson Tomazoni, optou por barreiras sanitárias na cidade. As instalações devem começar nesta segunda-feira (15). O Edição MS conversou com o prefeito e questionou sobre a possibilidade de lockdown (bloqueio total), mas ele informou que essa possibilidade ainda não foi discutida.
Segundo Jeferson, no município existe um comitê, que se reúne uma vez por semana para discutir as ações de enfrentamento da doença. Ele atribui esse aumento a uma contaminação familiar, não identificada a tempo de impedir a disseminação. Entretanto, o prefeito garante que a secretaria tem monitorado os casos.
Jeferson aproveitou para pedir que as pessoas mantenham o distanciamento social, que usem máscaras faciais ao sair de casa e que redobrem os cuidados com a higiene. Lavar as mãos com água e sabão, mas, quando isso não for possível que façam uso do álcool em gel.