Sheila Forato
ImprimirCom a interiorização do Coronavírus (Covid-19) vários municípios, inclusive da região norte de Mato Grosso do Sul, assistem o crescimento da doença. Em Rio Verde de Mato Grosso, a aproximadamente 50 quilometros de Coxim, não é diferente. Lá, o Coronavírus aumentou 475% em um mês.
Comparativo feito pelo Edição MS, com base nos boletins epidemiológicos da Prefeitura, mostra que no dia 12 de junho Rio Verde tinha quatro casos confirmados da doença, hoje, 12 de julho, são 23. Atualmente, dois suspeitos aguardam resultados de exames enviados ao Lacen (Laboratório Central).
Somente há 10 dias, em atendimento a recomendação do MPE (Ministério Público Estadual), a Prefeitura decretou restrições em Rio Verde, reduzindo a capacidade de atendimento do comércio a 50%, limitando horário de atendimento até as 22 horas, com entregas estendidas às 23 horas, e impondo regras sanitárias e de distanciamento social, principalmente para os estabelecimentos considerados não essenciais.
Em toda região norte apenas dois municípios ainda não contabiliza casos de Coronavírus, Figueirão e Pedro Gomes. Nos outros a doença tem crescido de forma acelarada, preocupando as autoridades sanitárias. São Gabriel do Oeste é a que mais preocupa, com 224 casos confirmados. Depois vem Costa Rica com 86 seguida por Sonora, com 82. Coxim, que é a cidade mais populosa, tem 59 confirmados para a doença.