Sheila Forato
ImprimirO penúltimo dia do ano vai ficar marcado como uma data triste para a educação pública de Coxim. É que nesta quarta-feira (30) o Coronavírus (Covid-19) venceu a batalha travada com a professora Ilma Silva Lourenço, que estava internada desde o início do mês por conta da doença.
Ela morreu no Hospital do Pênfico, em Campo Grande. O enterro deve acontecer em Coxim, sem cerimônia, conforme orientação das autoridades sanitárias. É a segunda morte que acontece na família por Coronavírus. Em 8 de dezembro Ilma perdeu a mãe, de 85 anos, para a doença.
A filha sentiu os sintomas primeiro, também foi hospitalizada antes da mãe, mas a idosa tinha comorbidades e não resistiu muitos dias após a internação. Além de diabetes, a mãe tinha problemas cardíacos e estava acima do peso.
Ilma
A morte da professora tem rendido várias homenagens nas redes sociais. O Simted (Sindicatos Municipal dos Trabalhadores em Educação) lamentou a morte e enalteceu o profissionalismo de Ilma e sua garra na luta por educação pública de qualidade. Ela também pertencia a diretoria do Simted.
O mesmo tem feito vários professores e trabalhadores em educação. Muitos ressaltam as qualidades profissionais de Ilma, que dedicou muitos anos de sua vida ao ensino. “Cumpriu com honra o seu dever e por isso será lembrada como aquela que no vigor de sua vida nos ensinou”, diz trecho da homenagem do professor Valdir Silva.
Coronavírus
Coxim já contabiliza 25 mortes em decorrência da doença. Atualmente, o município tem 51 casos ativos de Coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta terça-feira (29). Ao todo, são 1081 infectados na cidade, porém, 1006 já se recuperaram.