Sábado, 23 de Novembro de 2024
Ciência e Saúde
27/04/2020 17:25:00
Publicado decreto que obriga uso de máscaras em Coxim, secretário de Saúde explica exceções

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Gazeta do Povo

Foi publicado na tarde desta segunda-feira (27) o decreto de número 216/2020, que obriga o uso de máscaras para entrar nos estabelecimentos comerciais de Coxim. Essa é mais uma ação no combate a pandemia de Coronavírus (Covid-19).

Apesar de não constar a obrigação no decreto, as autoridades sanitárias orientam os moradores a usarem máscaras a partir do momento em que deixarem suas casas. “Vai sair? Já coloca sua máscara”, sugeriu o prefeito Aluizio São José (PSB), em recente declaração.

É importante lembrar que a medida vale também para clínicas e escritórios, seja de advocacia, contabilidade ou qualquer outro segmento. Quem descumprir pode ter o estabelecimento interditado e ser representado perante o órgão de classe.

Entretanto, como toda regra, existem as exceções. O secretário de Saúde, Franciel Oliveira, explicou que nas lanchonetes, restaurantes, assim como nas academias, o uso de máscara não será obrigatório por parte do cliente. “Não é porque uns são melhores do que os outros, ou porque não existe a possibilidade do vírus circular nesses lugares. É simplesmente pelo fato da pessoa não tem como comer ou beber usando máscara. E se ela for ficar colocando e tirando a todo tempo acaba contaminando a máscara, passando a correr e oferecer mais riscos”, explicou.

Durante exercícios físicos, sejam em academias ou ao ar livre, também não se deve usar máscaras, pois os praticantes vão suar e molhar as mesmas, misturando suor com as gotículas, que são responsáveis pela transmissão da doença. Contudo, o uso de máscaras por parte de professores das academias, assim como de funcionários de lanchonetes e restaurantes continua obrigatório.

O gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido, lembrou que os efeitos de uma pandemia, como a do Coronavírus, se minimizam com várias ações coordenadas. “Se uma lanchonete ou um restaurante estão abertos significa que cumprem regras sanitárias impostas pelo decreto que autorizou a abertura parcial do comércio, ou seja, esses estabelecimentos estão oferecendo um ambiente seguro para os clientes e funcionários”, ponderou.

Essas regras incluem o distanciamento de dois metros entre as mesas, local adequado com informações para lavagem das mãos, disponibilização de álcool em gel em local acessível, dentre outras. “Pandemia é algo que não tem controle, o que estamos tentando fazer é estabelecer regras e executando ações para que a gente consiga atravessar esse período da melhor forma possível”, finalizou Saimon.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias