Sheila Forato
ImprimirCoxim tem 212 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), conforme o boletim epidemiológico de número 133, divulgado pela Prefeitura no final da tarde desta terça-feira (4). Desses, 72 (33,96%) são considerados curados, ou seja, já se trataram, não apresentam mais sintomas da doença e cumpriram o isolamento, que varia de 14 há 21 dias.
Ainda de acordo com o boletim, os casos em investigação são 56. Esses suspeitos tiveram amostras coletadas e encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central), em Campo Grande. Coxim contabiliza quatro óbitos, todos de homens com comorbidades, que tinham idades entre 58 e 67 anos. A morte mais recente foi na segunda-feira (3).
O mês mais crítico em Coxim foi julho, assim como em todo Mato Grosso do Sul. Somente nesse período foram registrados 176 casos de Coronavírus, média aproximada de 5,68 casos ao dia. Desde o dia 10 de julho a cidade vive em sistema de lockdown aos finais de semana, entre as 22 horas de sexta-feira às 5 horas de segunda-feira.
Nos dois primeiros sábados e domingos o comércio essencial pode abrir as portas, já nos dois últimos não. As exceções foram para farmácias, postos de combustíveis e serviços funerários. Nesta quarta-feira (5), o prefeito Aluizio São José (PSB) deve se manifestar, através de live no Facebook, sobre as medidas para os próximos dias.