Sheila Forato
ImprimirSão Gabriel do Oeste, epicentro do Coronavírus (Covid-19) na região norte de Mato Grosso do Sul, está conseguindo baixar a média diária de contaminados. Levantamento feito pelo Edição MS mostra que em agosto essa média é de 10 casos por dia, em julho era de 12,32, aproximadamente.
Apesar de ainda registrar números altos em agosto, o município pode estar começando a descer no gráfico de contaminação. Neste momento é muito importante que a população continue seguindo as orientações das autoridades em saúde – higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento social – para impedir que os números voltem a subir.
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura na noite desta quarta-feira (12), São Gabriel do Oeste tem 650 casos confirmados de Coronavírus. Entretanto, quase 70% são considerados curados, ou seja, 451 pacientes já receberam alta do tratamento. Os casos suspeitos são 48 e os óbitos totalizam cinco.
Há um mês, São Gabriel do Oeste registrava o maior número de casos num único dia. As 43 confirmações em 13 de julho acendeu a luz vermelha e o Comitê de Contingenciamento entendeu a necessidade de medidas mais restritivas. Três dias depois o prefeito Jeferson Tomazoni (PSDB) anunciou o fechamento da cidade aos finais de semana, inclusive com proibição de circulação por parte dos moradores.
Nas três últimas semanas de julho e na primeira de agosto os moradores assistiram os casos explodirem. Como o efeito das restrições não acontece de imediato algumas pessoas questionaram a eficácia das medidas, que com o passar dos dias conseguiram desacelerar a velocidade com que a doença se espalhava na cidade.
Somente ao entrar na segunda semana de agosto é que as medidas começaram a refletir na queda dos números de contaminados. Ainda não é possível afirmar, mas, ao que tudo indica, São Gabriel do Oeste caminha para a estabilização dos números. O gráfico acima mostra que nos dias 10, 11 e 12 as confirmações diárias vem caindo, se comparadas as quatro semanas anteriores.
Confira abaixo evolução de casos confirmados diariamente no município em julho: