Sheila Forato
ImprimirHoje é dia de festa na casa de Cruzantino Rodrigues Soares, de 55 anos. Escrevendo assim nem dá pra identificar quem tanto cuidou das pessoas que entravam na Prefeitura de Coxim. Sim, estamos falando do Tino, o vigia que ficava na porta de entrada medindo temperatura, oferecendo álcool para higienização das mãos e cobrando de forma carinhosa o uso de máscaras.
Ele é um dos 2.516 coxinenses infectados pelo Coronavírus (Covid-19) e a partir de hoje também integra os 2.337 que se recuperaram da doença. A luta foi grande. Tino ficou 55 dias internado, se revezando entre leitos clínico e intensivo nos Hospitais da Cassems e Regional. A família relata que o caso chegou a ser considerado gravíssimo, com 100% dos pulmões comprometidos.
O diagnóstico para Coronavírus veio em 5 de março e a internação 13 dias depois, no Hospital da Cassems. A doença avançou e Tino desceu para o Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim, onde foi levado para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no dia 2 de abril. A filha Bruna Rafaela de Oliveira Soares, de 27 anos, conta que o desespero bateu, mas a família se fortalecia na fé que tem em Deus.
“Buscamos a Deus muitos dias para não cair em desespero. Meu pai tinha comorbidades, uma enfisema pulmonar pelos 30 anos que fumou, diabetes e já não era mais tão jovem. A situação piorava quando recebíamos informações de mortes, principalmente de pessoas que estavam clinicamente melhores do que meu pai. Foi a nossa confiança em Deus que nos manteve em pé. Somos gratidão a Ele e a todos profissionais que lutaram pela vida do meu pai”, disse Bruna, ainda emocionada.
Tino deixou a UTI em 12 de abril e voltou para um leito clínico do Hospital da Cassems, dando início a reabilitação. Nesta quarta-feira (12), 23 quilos mais magro, ele voltou para casa depois de uma pequena comemoração em meio aos funcionários que o consideram um milagre, como está escrito num dos balões. Os cuidados fisioterapêuticos ainda são necessários, mas ele já caminha, come e recebe muito carinho de todos em sua volta. Em breve, teremos Tino fazendo o que mais gosta, servindo ao público, profissão que escolheu há 13 anos, quando passou no concurso da Prefeitura de Coxim.
Números
Conforme o boletim epidemiológico mais recente, divulgado no final da tarde de terça-feira (11), Coxim já perdeu 60 pessoas para o Coronavírus. Ao todo, 2.516 já foram infectadas, mas 2.337 já se recuperaram. Os casos ativos são 119 e suspeitos 29. A cidade regrediu para a bandeira vermelha no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), com toque de recolher a partir das 21 horas, durante 14 dias.
Cuidados
Diariamente as autoridades em saúde reforçam a necessidade de cuidados por parte da população para combater a pandemia de Coronavírus. São medidas simples, que fazem muita diferença. Higienize sempre as mãos, seja lavando com água e sabão ou com álcool em gel. Respeite as regras sanitárias impostas do comércio e cuide do distanciamento social, principalmente em filas de bancos, correspondentes bancários e lotéricas.