Sheila Forato
ImprimirDuas adolescente de Coxim, de 12 anos, atentaram contra a própria vida nesta quarta-feira (18), no bairro Jorge Ritt, em Coxim.
A atitude das meninas levantam a suspeita de que elas estivessem participando do Jogo Baleia Azul.
As adolescentes se mutilaram com lâminas, uma no braço e outra na perna, assim como ingeriram mais de 60 cápsulas de diversos medicamentos.
Elas foram encontradas pela irmã de uma delas, caídas e desacordadas, sendo socorridas pelo Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
No Hospital Regional Álvaro Fontoura, as adolescentes foram submetidas à lavagem para retirada dos medicamentos e permaneceram em observação.
A mãe de uma das adolescentes já estava desconfiada que ela estivesse participando do jogo e redobrou a vigilância. A filha mais velha ficou na responsabilidade de cuidar da irmã enquanto a mãe tivesse trabalhando.
Entretanto, na data citada, a irmã mais velha teve de se ausentar por meia hora, pois tinha de pagar uma conta, foi quando as adolescentes atentaram contra suas vidas.
O baleia azul é um jogo perigoso, considerado um fenômeno surgido em uma rede social russa, ligado ao aumento de suicídios de adolescentes.
Acredita-se que o jogo esteja relacionado com muitos casos de suicídio pelo mundo, havendo fotos de machucados compartilhadas em redes sociais, juntamente com as hashtags do jogo.
A forma mais eficaz de combater o jogo é a atenção dos pais, que devem ficar antenados ao comportamento dos filhos. A proximidade entre pais e filhos, com muito diálogo, é a melhor receita para evitar este e outros males.