Sheila Forato
ImprimirCoxim amanheceu com imagens e áudio circulando em grupos de WhatsApp sobre um suposto ataque de onça-pintada à jovem ocorrido no município. É FAKE.
Nas fotos, é possível ver que a vítima tem cortes profundos na cabeça, assim como uma das mãos dilaceradas, sem um dos dedos.
Em outras imagens, a onça-pintada, possivelmente responsável pelo ataque, aparece ensanguentada, com marcas de perfurações.
A fakenews tem confundido usuários das redes sociais, principalmente do WhatsApp, onde é disseminada sem qualquer responsabilidade por algumas pessoas.
O Edição MS entrou em contado com a PMA (Polícia Militar Ambiental). A capitã Thamara Moura, comandante da 3ª Companhia, afirmou que nenhum órgão ambiental de Coxim recebeu informações sobre o ocorrido.
Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não foram acionados para fazer o socorro. A vítima também não deu entrada no Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim, onde receberia atendimento médico, ao menos, inicialmente.
No áudio, a informação era de que o jovem ferido estava correndo o risco de ser até preso por ter atirado contra o animal. A fakenews ganhou proporção por Coxim ser uma cidade pantaneira, onde onças, tanto pintadas quando pardas, são vistas constantemente, inclusive próximas à cidade.
É importante ficarmos atentos às notícias que recebemos e repassamos é sempre importante. Na hora de se informar, o cidadão deve levar em consideração fontes oficiais e confiáveis. Na dúvida, não compartilhe. Vale lembrar que quem cria e compartilha uma fakenews pratica o mesmo crime.