Assessoria/AB
ImprimirCerca de 50 pacientes da microrregião de Coxim serão beneficiados com a nova unidade de hemodiálise inaugurada nesta segunda-feira (11) no Hospital Regional de Coxim Dr. Álvaro Fontoura da Silva. A solenidade de inauguração contou com a participação do governador Reinaldo Azambuja, e celebra a continuidade das ações de saúde como resultado da passagem da Caravana da Saúde pela região.
O governador visitou a nova unidade de hemodiálise equipada com 18 novas máquinas e composta de uma equipe de 20 profissionais entre médico-nefrologista, nutricionista, enfermeiro, enfermeiro padrão e psicólogo. Em discurso, o governador destacou a reestruturação da saúde através da regionalização e de acordo com a necessidade da região.
“Quando a Caravana da Saúde veio até Coxim já sabíamos desse impasse referente ao atendimento em nefrologia. A partir de então iniciamos os trabalhos para instalarmos este serviço, independente da habilitação do Ministério da Saúde. Era completamente inaceitável deixar que pacientes da região de Coxim viajassem mais de 250 quilômetros para um tratamento em Campo Grande, sendo que o Hospital Regional tinha a estrutura necessária. Lutamos, investimos e hoje estamos entregando este atendimento à população de Coxim e região. Desafogando a Capital e reestruturando os serviços de saúde da região”, disse Reinaldo.
Realizando o tratamento de hemodiálise há mais de 3 anos, a moradora de Coxim, Hilda Machado Pereira Lima, 69 anos, falou sobre as dificuldades enfrentadas em todo o processo do tratamento devido as longas viagens e o estresse emocional em cada sessão. Para Hilda, a instalação da unidade de hemodiálise é sinônimo de tranquilidade e conforto após anos buscando o tratamento em Campo Grande. “Levantávamos praticamente de madrugada para podermos viajar até a Capital e passarmos pelo tratamento. Era uma viagem muito cansativa e demorada, isso sem contar os imprevistos durante o caminho. Contar com este serviço em Coxim é uma benção e nos dá mais tranquilidade na continuidade do tratamento”, disse Hilda.
Também moradora em Coxim, Zeli Ríbolis, destacou a realização de exames pela Caravana da Saúde e o fim da dificuldade em conseguir marcar exames na rede de saúde do município. “A Caravana da Saúde resolveu a situação de muitas pessoas da região. Tinha muita dificuldade em conseguir marcar exames e a disponibilidade dos exames de mamografia em Coxim aconteceu graças a Caravana”, disse Zeli.
Também como parte das ações de reestruturação, o governador Reinaldo Azambuja também assinou um termo de cooperação técnica que entrega uma UTI Móvel para o Hospital Regional de Coxim. Entre as principais entregas para a região Coxim e região estão: A entrega de 01 aparelho de Tomografia Computadorizada; 01 Aparelho de Mamografia digitalizada; 01 Aparelho para exames de RX digitalizado; 01 Aparelho de Eletrocardiograma com laudo em cada cidade da região. Implantação do serviço de Ginecologia, aumentou o número de cirurgias gerais, de 8 para 16 por mês. Estruturação de uma equipe de ortopedia, realizando cerca de 30 a 40 cirurgias eletivas por mês (três dias no mês) e um médico anestesista que vai até Coxim três finais de semana por mês.