assessoria
ImprimirApós anos de espera por um serviço regionalizado de hemodiálise para as quatro cidades de sua região, o município de Coxim começou a instalar desde o dia 18, o novo setor de hemodiálise. A unidade será instalada no Hospital Regional Álvaro Fontoura com capacidade para atender cerca de 80 pessoas, conta com novos equipamentos, uma equipe especializada e mais uma Unidade de Tratamento Intensivo Móvel.
O serviço de hemodiálise para Coxim e região tem como objetivo reduzir o encaminhamento de pacientes para o tratamento em Campo Grande, estruturando o Hospital Regional para atender os pacientes dos quatro municípios que compõem a região (Alcinópolis, Rio Verde, Pedro Gomes e Sonora).
Para o secretário municipal de saúde Rogério Souto, o novo serviço é um grande alívio para a população sendo uma das metas da saúde para a região. A conquista é resultado de uma parceria entre o município e o Governo do Estado, com um investimento de R$ 1,5 milhão e estimativa de início de atendimentos no mês de abril.
“Sempre acompanhamos de perto as dificuldades que as famílias de pacientes enfrentavam quando tinham que ir até Campo Grande, sendo que Coxim poderia comportar o atendimento de hemodiálise. Desde o início da nova gestão do Governo do Estado estivemos em conversa com a Secretaria de Estado de Saúde para a viabilização da hemodiálise e agora está sendo concretizado. Acabamos assim com as viagens cansativas até Campo Grande, e disponibilizando mais qualidade e um serviço essencial para os pacientes de Coxim e região”, disse o secretário.
A região de Coxim foi a primeira a receber os atendimentos da Caravana da Saúde iniciada em março de 2015. Desde o inicio dos atendimentos o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância na reestruturação do Hospital Regional de Coxim e afirmou o compromisso com a instalação do serviço de hemodiálise para a região.