Sheila Forato
ImprimirNão é segredo para ninguém que os prefeitos tem encontrado dificuldades para administrar os municípios desde que assumiram seus mandatos, justamente por conta da crise que se instalou no país. Desta vez, não vai prevalecer os prefeitos das grandes obras, até porque não existe liberação de recursos para isso. Para se fazer justiça, ganha destaque quem soube administrar, manteve o equilíbrio das contas e ofereceu, no mínimo, serviços de qualidade à população.
Entretanto, teve prefeito que ousou um pouco mais, como Yuri Valeis (PSDB) de Sonora, que deve finalizar seu mandato ajudando mais de 500 famílias a realizarem o sonho da casa própria, uma marca importante para a sociedade sonorense. Com isso, a prefeitura vai reduzir significadamente o déficit habitacional do município.
A segunda parte do loteamento Novo Tempo está em andamento. Ruas abertas, gerência de Obras trabalhando na melhoria dos terrenos e a Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) na instalação da rede de água. Tão logo a Energisa inicia a rede de energia, para que a prefeitura possa entregar a segunda etapa com infraestrutura básica.
O loteamento Novo Tempo II vai beneficiar aproximadamente 360 famílias, que receberão os terrenos escriturados, facilitando a busca de crédito para edificação de seus lares. Na primeira fase, entregue em dezembro de 2015, 173 moradores de Sonora foram contemplados.
Um fato que chamou a atenção de toda a população foi a transparência com que a prefeitura, por meio da Assistência Social, realizou a escolha dos beneficiados da primeira etapa, assim como deve acontecer na segunda. Para começar, as inscrições foram amplamente divulgadas e os interessados tiveram 30 dias para se candidatarem a um lote.
Depois, uma equipe visitou todos os candidatos, sendo que foram quase 700. Checaram as informações e elaboraram uma lista de acordo com o preenchimento dos requisitos. O prefeito explica que a segunda fase será conduzida com a mesma seriedade. Os interessados não precisam fazer nova inscrição, pois a Assistência Social vai trabalhar com as já existentes.
“Talvez, ajudar nossa gente a realizar o sonho da casa própria seja a principal marca da nossa administração, mas também trabalhamos muito para melhor duas áreas importantes para o município, que é a educação e a saúde. As melhorias são significativas, a qualidade da aumentou, assim como também ampliamos a prestação dos serviços. Os números falam por mim”, finalizou Yuri Valeis.