Geral
18/06/2013 09:14:58
Senar/MS leva cursos a comunidades indígenas de Aquidauana
Dois cursos de horticultura orgânica e de produtor de mandioca são ministrados para quatro turmas formadas por indígenas homens e mulheres, de várias idades.
Da Assessoria/LD
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\n \n Com sede de\n conhecimento e com vontade de aproveitar a área produtiva da aldeia para\n produzir alimentos com quantidade e qualidade, 60 indígenas terena de\n Aquidauana participam de capacitação oferecida pelo Serviço de Aprendizagem\n Rural (Senar/MS), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e\n Emprego (Pronatec).
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\n Dois cursos de horticultura orgânica e de produtor de mandioca são ministrados\n para quatro turmas formadas por indígenas homens e mulheres, de várias idades.\n As aldeias onde serão ministradas as capacitações são a Cruzeiro e a\n Buritizinho, abrigando aproximadamente 500 famílias da etnia terena.
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\n Durante a aula inaugural, realizada na semana passada, era perceptível o entusiasmo\n da comunidade. Nós estamos felizes e com disposição para aprender. Quero\n agradecer, em nome da comunidade, a iniciativa do Senar/MS. Nossa aldeia é\n atuante e vai aproveitar todas as informações, afirma o líder indígena da\n aldeia Cruzeiro, Ivanilson Machado Peixoto. O ex-cacique da aldeia, Alberto\n Oliveira Dias, acredita que o curso aumentará a renda dos indígenas.nbsp; Nós\n abastecemos duas feiras da cidade. Eu me vejo como produtor e quero melhorar\n minha produção, destacou Dias.
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\n Para o diretor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema\n Famasul Senar/MS), Clodoaldo Martins, a expectativa é a melhor possível. O\n conhecimento ultrapassa fronteiras e obstáculos. É por isso que nós queremos\n que a comunidade indígena tenha base sólida sobre a produção, aprimore seus\n conhecimentos e forma de comercialização, declara
\n Martins.
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\n Entre os seis instrutores que ministrarão as aulas nas nove semanas de\n capacitação está a educadora indígena Tainara Ferreira Terena. A inclusão de\n uma terena entre os instrutores é importante para fortalecimento cultural e conhecimento\n das principais demandas dos alunos.
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\n A coordenadora do Pronatec, da Secretaria de Assistência Social, Leide Alcora\n Argerin, ressaltou que os cursos oferecidos pelo Senar/MS atendem à demanda do\n município e são bem recebidos pela população.
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\n O curso de horticultura orgânica ocorre na aldeia Cruzeiro e tem duração de 160\n hora/aula. O objetivo da capacitação é realizar o tratamento do solo, produzir\n mudas de qualidade, ensinar à população terena técnicas de comercialização e\n até mesmo a visão de empreendedorismo no campo. As aulas teóricas serão\n realizadas junto às práticas para que ao fim do curso, previsto para 15 de\n agosto, os alimentos sejam colhidos.
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\n Para o instrutor do Senar/MS, Antônio Minari Júnior, o curso mostrará que é possível\n produzir com qualidade, sem o uso de agrotóxicos. A horticultura orgânica nos\n leva a produzir como nossos antepassados, de forma mais saudável e com\n qualidade, ressalta o educador.
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\n nbsp; Além do curso de horticultura, outra capacitação ministrada na cidade é\n o de Produtor de Mandioca, na aldeia Buritizinho. O curso também tem 160 h/aula,\n vai ensinar aos indígenas técnicas adequadas de preparação de solo, controle de\n pragas, normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental, entre\n outros temas.\n \n \n \n \n
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\n Dois cursos de horticultura orgânica e de produtor de mandioca são ministrados\n para quatro turmas formadas por indígenas homens e mulheres, de várias idades.\n As aldeias onde serão ministradas as capacitações são a Cruzeiro e a\n Buritizinho, abrigando aproximadamente 500 famílias da etnia terena.
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\n Durante a aula inaugural, realizada na semana passada, era perceptível o entusiasmo\n da comunidade. Nós estamos felizes e com disposição para aprender. Quero\n agradecer, em nome da comunidade, a iniciativa do Senar/MS. Nossa aldeia é\n atuante e vai aproveitar todas as informações, afirma o líder indígena da\n aldeia Cruzeiro, Ivanilson Machado Peixoto. O ex-cacique da aldeia, Alberto\n Oliveira Dias, acredita que o curso aumentará a renda dos indígenas.nbsp; Nós\n abastecemos duas feiras da cidade. Eu me vejo como produtor e quero melhorar\n minha produção, destacou Dias.
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\n Para o diretor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema\n Famasul Senar/MS), Clodoaldo Martins, a expectativa é a melhor possível. O\n conhecimento ultrapassa fronteiras e obstáculos. É por isso que nós queremos\n que a comunidade indígena tenha base sólida sobre a produção, aprimore seus\n conhecimentos e forma de comercialização, declara
\n Martins.
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\n Entre os seis instrutores que ministrarão as aulas nas nove semanas de\n capacitação está a educadora indígena Tainara Ferreira Terena. A inclusão de\n uma terena entre os instrutores é importante para fortalecimento cultural e conhecimento\n das principais demandas dos alunos.
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\n A coordenadora do Pronatec, da Secretaria de Assistência Social, Leide Alcora\n Argerin, ressaltou que os cursos oferecidos pelo Senar/MS atendem à demanda do\n município e são bem recebidos pela população.
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\n O curso de horticultura orgânica ocorre na aldeia Cruzeiro e tem duração de 160\n hora/aula. O objetivo da capacitação é realizar o tratamento do solo, produzir\n mudas de qualidade, ensinar à população terena técnicas de comercialização e\n até mesmo a visão de empreendedorismo no campo. As aulas teóricas serão\n realizadas junto às práticas para que ao fim do curso, previsto para 15 de\n agosto, os alimentos sejam colhidos.
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\n Para o instrutor do Senar/MS, Antônio Minari Júnior, o curso mostrará que é possível\n produzir com qualidade, sem o uso de agrotóxicos. A horticultura orgânica nos\n leva a produzir como nossos antepassados, de forma mais saudável e com\n qualidade, ressalta o educador.
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\n nbsp; Além do curso de horticultura, outra capacitação ministrada na cidade é\n o de Produtor de Mandioca, na aldeia Buritizinho. O curso também tem 160 h/aula,\n vai ensinar aos indígenas técnicas adequadas de preparação de solo, controle de\n pragas, normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental, entre\n outros temas.\n \n \n \n \n
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