NM/PCS
ImprimirO teste de personalidade "myPersonality", usado por 6 milhões de pessoas, pode ter ocasionado novo vazamento de dados de usuários do Facebook. Segundo o site "New Scientist", metade das pessoas que fez o teste aceitou ceder os dados de seus perfis.
Como explica a publicação, as informações foram transferidas anonimamente para um site, ao qual pesquisadores tiveram acesso. O material era controlado por David Stillwell e Michal Kosinski, do Centro de Psicometria da Universidade de Cambridge.
A princípio, mais de 280 pessoas inscritas como colaboradoras do projeto tiveram acesso a essas informações. O grupo incluía pesquisadores de universidades e empresas como Facebook, Google, Microsoft e Yahoo.
No entanto, durante os últimos quatro anos, qualquer pessoa interessada teve acesso a essa base de dados livremente pela internet.
Embora anônimos, os dados eram pessoais e passíveis de identificação, pois continham informações como idade, gênero, status de relacionamento e respostas ao teste de personalidade.
O "myPersonality" está na lista dos 200 aplicativos suspensos na primeira fase das investigações do escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica, que resultou no vazamento de informações de 87 milhões de usuários do Facebook.
Ainda não se sabe o que foi feito com os dados obtidos no app.