Exame/PCS
ImprimirO final do sinal analógico fez as vendas de TVs aumentarem no Brasil. Uma pesquisa divulgada pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) indica que houve aumento de 37% nas vendas de TVs no primeiro bimestre deste ano, em relação ao mesmo período no ano passado.
Segundo dados da consultoria GfK, a Samsung, líder do segmento, atingiu a marca de 41,9% de parcela de mercado em março deste ano.
A empresa indica alguns fatores para o aumento de procura de TVs: o fim do sinal analógico em grandes cidades (como São Paulo); a liberação do dinheiro do FGTS; e o sucesso da Black Friday do ano passado, que esgotou os estoques do varejo e exigiu o reabastecimento do mercado–o que impulsionou o número de vendas da Samsung.
Em entrevista a EXAME.com, Gustavo Assunção, vice-presidente de Consumer Eletronics da Samsung Brasil, conta que os modelos smart e os com resolução 4K foram os que tiveram mais saída.
“Temos um portfólio super democrático. Há smart TVs de 32 polegadas HD e modelos 4K. Essa ultra resolução é certificada por entidades internacionais, porque as TVs não apresentam nenhum subpixel branco. Algumas fabricantes usam o padrão RGBW que não é certificado”, declarou Assunção, alfinetando modelos da rival LG.
O vice-presidente indica a plataforma Tizen das smart TVs e o acessório One Connect– que permite controlar aparelhos diferentes conectados com apenas um controle remoto– como principais diferenciais das televisões da Samsung.
Um dos modelos mais vendidos atualmente é a smart TV 32J4300 (na foto acima), que tem tela HD de 32 polegadas e custa cerca de 1.300 reais.
A fabricante diz acreditar que as vendas do segmento continuarão a crescer neste ano e indica que o aumento de oferta de conteúdos em 4K em plataformas como Netflix e GloboPlay pode ajudar a puxar essa tendência.