Auto Esporte/PCS
ImprimirA Chevrolet confirmou oficialmente nesta segunda-feira (27) o lançamento do Equinox no Brasil, que será o primeiro país da América Latina a ter o novo utilitário esportivo. As vendas começarão no segundo semestre deste no.
Em comunicado, a fabricante não dá detalhes sobre as especificações do modelo, mas diz que será a "principal novidade global da linha 2017" para o Brasil.
A Chevrolet diz que o Equinox chega para "reforçar a família de utilitários esportivos e crossovers da marca no país, composta pela linha Activ (Onix e Spin), além dos novos Tracker e Trailblazer".
Lançada em 2008 e sem grandes mudanças desde então, a Captiva já nem é citada mais porque será substituída pelo Equinox. Assim como a Captiva, o Equinox também será produzido no México.
Qual será o motor?
No mercado americano, onde há uma maior variedade de versões e equipamentos, o Equinox pode ter motores 1.5 e 2.0 turbo a gasolina, com 173 ou 255 cavalos - ainda há um 1.6 turbodiesel de 138 cv, mas este está descartado para o Brasil.
O favorito é o 1.5, que não encareceria tanto o preço do modelo - a Captiva começa pouco acima dos R$ 100 mil, mas o Equinox não deve ficar abaixo de R$ 120 mil, resultado do câmbio desfavorável e de um salto tecnológico entre os dois modelos. Ele se aproxima dos 184 cv do motor 2.4 aspirado do SUV vendido atualmente no país.
O Equinox utiliza a mesma plataforma do Cruze, e na linha Chevrolet, ficará acima do Tracker, mas abaixo da Trailblazer. O modelo foi lançado em nova geração no final do ano passado nos EUA, e adota a mesma identidade visual de quase toda a linha da fabricante.
Os faróis são afilados, a grade é dividida em duas peças e a carroceria é repleta de vincos. Na traseira, lanternas posicionadas na horizontal invadem a tampa do porta-malas.
Comparando com a Captiva, as medidas são próximas. O Equinox tem 4,65 metros de comprimento, 2,73 m de entre-eixos e 1,84 m de largura, contra 4,58 m, 2,71 m e 1,85m, da veterana, respectivamente.