Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024
Política
19/06/2023 12:26:00
Marly comemora implantação de programa para enfrentamento da violência contra mulheres

Sheila Forato

Imprimir
Foto: PC de Souza

A vereadora Marly Nogueira (PT) participou, na última sexta-feira (16), da implantação do Promuse (Programa Mulher Segura) em Coxim. A cerimônia no 5º Batalhão de Polícia Militar contou com diversas autoridades. Durante o evento, Marly comemorou o feito, fruto da sua luta.

Reunião ocorrida no final de março de 2023 (Foto: Reprodução)

Em março deste ano, a parlamentar se reuniu com o comandante do 5º BPM, tenente-coronel James Magno Morais Silveira, para tratar sobre o assunto. Além de Marly, estavam presentes o vereador Abilio Vaneli (PT) e a advogada Valéria Araújo, que é conselheira estadual da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

Segundo a parlamentar, o Promuse é um programa da Polícia Militar que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. “Policiais capacitados realizam o policiamento orientado para enfrentamento da violência, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo agressores”, explicou Marly.

E não para por ai. Os policiais também fazem encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência. O Promuse possui três eixos orientadores. Confira:

  • Ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar;
  • Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias;
  • Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil.

Quem pode solicitar atendimento do Promuse?

Mulheres em situação de violência e órgãos da rede de enfrentamento à violência contra mulheres (estadual e municipal: CRAS, CREAS, CAM/CRAM, CEAM, Delegacias de Polícia Civil, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entre outros).

O Promuse foi reconhecido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2017, como uma das dez melhores práticas inovadoras no enfrentamento à violência contra a mulher no país e também foi um dos finalistas do Prêmio Innovare em 2018.

*Com informações da Polícia Militar

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias