CE/PCS
ImprimirPonte de concreto que será construída na MS-382, em Guia Lopes da Laguna, para substituir a que caiu “em efeito dominó”, em janeiro do ano passado, custará R$ 4,4 milhões aos cofres públicos. O resultado da licitação foi divulgado hoje pelo Governo do Estado.
A empreiteira Prudenstaca Sociedade de Engenharia e Construções LTDA foi a selecionada para tocar a obra. Ainda não foi definido o prazo de conclusão da ponte, que deve ser divulgado assim que a ordem de serviço for assinada.
Em janeiro deste ano, o Correio do Estado revelou que enquanto não resolvia a contratação para construção de ponte definitiva sobre o Rio Santo Antônio, o Estado já havia desembolsado R$ 2 milhões para construir duas pontes em estradas vicinais, que recebiam o fluxo desviado da MS-382.
A PONTE
Apesar de ter caído durante o período de chuvas, laudos apontaram que o motivo da queda não estava ligado a causas naturais. A necessidade de auditoria para encontrar o real motivo do problema foi justamente uma das justificativas do governo do estado para não iniciar o conserto da ponte imediatamente.
No momento do desmoronamento, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) fazia o reparo na cabeceira da conexão, onde aconteceu um deslizamento de terra e como se fosse um efeito dominó, derrubou todo o restante da estrutura.
Este tipo de reparo é feito quando a intensidade da chuva é muita e coloca em risco a integridade das pessoas que passam pelo local, mas desta vez a água acumulada no começo da ponte, aliada a uma possível imperícia, fez com que a estrutura inicial da ponte cedesse derrubando todas os restante da obra.